Notas de José Neves Júnior sobre temas de História.
Iniciamos o blogue com os Sumários de História da Civilização.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Protágoras/Platão


IV - A Filosofia e a cultura científica

e) A fase da crítica ou filosofia do espírito


Protágoras (tempo de Demócrito)

O mundo como metamorfose perpétua.
Relatividade do conhecimento sensorial.
A Razão dá-nos o imutável, mas como segundo Demócrito a reflexão é o prolongamento da sensação, o nosso conhecimento é incerto. Relativismo da verdade – o indivíduo é a medida do verdadeiro e do falso.
Negação da metafísica.
Que o homem se preocupe com o problema da felicidade.


Platão
De Heraclito recebeu a ideia da transformação perpétua; os sentidos nos enganam; que o imutável não está no sensível mas no Inteligível.
De Sócrates que nos podemos conhecer a nós e ao soberano bem, graças a um sentido interno infalível.
Do pitagorismo e dos eleatas tirou a ideia de que esse sentido interno  se pode afirmar não só como razão prática, mas como razão teórica, capaz de nos revelar o absoluto.
Tal como a geometria parte de dados inteligíveis, a filosofia platónica será uma ciência evidente e necessária. Essas intuições à priori serão as ideias, tipos eternos das coisas.
A ciência de Platão  é a ciência das ideias e chamar-se-á  dialéctica.






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