Notas de José Neves Júnior sobre temas de História.
Iniciamos o blogue com os Sumários de História da Civilização.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

A Civilização grega : a família ateniense, a educação, os costumes

III –- A Civilização Grega

C – No período ateniense


A família ateniense, a educação, os costumes 

a) a família

- A velha família já tinha desaparecido, mas a religião continuava a unir os membros da família restrita, pois cada família tinha seus deuses domésticos. Em cada família praticava-se o culto dos antepassados e o culto do fogo sagrado (no centro da sala principal).
A família deveria perpetuar-se ; o casamento era um dever. O pai era o sacerdote de essa  família e sua religião.



b)  a educação

- O ideal educativo está expresso na “Oração fúnebre de Péricles” de Tucídides (464-410):

“Não educamos as nossas crianças por meios violentos; deixamos que livremente se desenvolvam até fazerem-se homens.  Amamos e cultivamos o belo [...]; amamos a verdade ...”.

Em Atenas, tal como em Esparta procurava-se formar bons cidadãos, mas tal educação era confiada à família. Ao Estado apenas competia cuidar dos institutos de educação física (palestras para as crianças; gimnasios para os adolescentes).

As donzelas e mulheres casadas viviam no gineceu; nem nas reuniões que o marido realizava em casa tomavam parte. Excepto às festas religiosas, as senhoras honestas raro apareciam em público.
Juridicamente a mulher e a criança estavam submetidas à tutela do homem. Se não tinha filhos podia a mulher ser devolvida à casa do pai.

Nos primeiros 7 anos, o cuidado físico (teophé) era a parte mais importante da educação (amas, geralmente escravas (...), canções de berço (...), jogos).
Aos sete anos começava a 2ª fase ( a paideia), instrução infantil que se estendeu aos adultos.
O ensino infantil (paideia) consistia no ensino musical que se dividia em gramática e música propriamente dita.
O gramático ensina a ler, a escrever e o cálculo.
O ensino da música , regra geral começava depois do da gramática.
A associação da música com a gimnasia deu lugar à dança ou orquéstica (movimentos rítmicos do corpo). Era essencial a pratica do pentatlo: salto, corrida, lançamento do disco e do dardo e o pugilato.
O ensino da adolescência. A efebia. A formação física destes completava-se nos gimnásios. O mais antigo era consagrado ao herói Academo; na época de Péricles construiu-se o de Lykeion, no santuário de Apolo Lykeios. Ao pentatlo juntava-se o pancrácio.


c) A casa e o vestuário, as refeições.

- não havia vidraças (só no tempo do Império Romano)
- casa do pobre e a do rico.
- No período ateniense passa-se a usar tecidos de lã (antes linho). As duas peças desta época era o chitom (túnica) e o himation ( manto).
- parca alimentação;  melhor nos dias de festa. Comia-se com as mãos.




Sem comentários:

Enviar um comentário